(Escrito via smartphone)
Posts via Smartphone deviam ficar para o outro blog, este foi só para "limpar as teias" deste blog.Era suposto eu partilhar a parte 2 do post sobre cónicas, mas hoje pelas redes sociais, encontrei uma questão tão mal formulada que parecia vir de um aluno baldas a pedir que alguém lhe fizesse os deveres escolares. Obviamente não respondi. Pedi que formulasse correctamente a questão. As notações existem a niveis nacionais e internacionais, e aquela não respeitava nenhuma!
O que ele pretendia era: \[ \sum\limits_{k = 3}^9 {7k + 8} \] Não foi isso que escreveu.
O bom senso sugere-me que não mostre o que ele escreveu, para evitar a propagação de asneiras.
Ainda criticou (e insultou!) quem se recusou a responder a um enunciado mal elaborado.
Responder a questões mal elaboradas, que desrespeitam notações é má prática, incetiva a que se perpetuem. E de facto, nada me garante que não tenha sido escrita por alguém a pedir que lhes façamos trabalhos de casa.
Portanto, lá, não deixei resposta, nem sequer um link para este post.
Há muitas formas de calcular. A mais curta deve ser esta: Aquele somatório não é nada de especial, é a soma de sete termos de uma progressão aritmética, em que o primeiro termo da soma é $7\times 3+8=29$ e o último $7\times 9+8=71$.
Assim sendo \[ \sum\limits_{k = 3}^9 {7k + 8} = \frac{{\left( {29 + 71} \right) \times 7}}{2} = \frac{{700}}{2} = 350 \] Duvido estar ensinar alguma coisa aos leitores habituais deste blog.
Perder tempo com crackpots que nem estão dispostos a se corrigir, principalmente no meu actual estado de saúde é péssima ideia.
Escrever este post, incluindo o código LaTeX em smartphone até foi giro. Quanto à Matemática, bem, peço desculpa por não ter sido nada de interessante.
Até à próxima.
Sem comentários:
Enviar um comentário