Ciclóide é a curva definida por um ponto de uma circunferência que roda sem deslizar sobre uma recta.
Uma parametrização
- $O$, origem do referencial.
- $C$, centro da circunferência. Inicialmente, antes da rotação, estava em $(0,R)$
- $P$, ponto da circunferência após uma rotação de ângulo $t$ radianos.
- $T$, ponto de tangência entre a circunferência e o eixo $Ox$.
- $P'$, projecção ortogonal de $P$ sobre o segmento $[CT]$
Pela figura temos \begin{eqnarray*} {\overline{OT}}&{=}&{Rt}\\ {\overline{PP'}}&{=}&{R\sen t}\\ {\overline{CP'}}&{=}&{R\cos t} \end{eqnarray*} Logo $P$ tem coordenadas $\left(\overline{OT}-\overline{PP'},R-\overline{CP'}\right)$
Ou seja, \[P=\left(Rt-R\sen t,R-R\cos t\right)\] Assim, uma parametrização da ciclóide gerada por uma rotação completa será \[\gamma(t)=\left(Rt-R\sen t,R-R\cos t\right),\text{ com }t \in [0,2\pi]\] Duas aplicações directas desta parametrização são o cálculo do comprimento da curva e o cálculo da área entre a curva e o eixo $Ox$.
O comprimento da curva
\[s=\int\limits_0^{2\pi } {\left\| {\gamma '\left( t \right)} \right\|} dt = {8R}\]A área sob a curva
\[ A = \iint\limits_R {1dxdy = \oint\limits_C {ydx = 3\pi R^2 } } \]Aqui, $C$ é a curva fechada composta pela ciclóide e o segmento de recta que une o extremo da direita à origem, e a justificação para a passagem no segundo sinal de igual é o teorema de Green, tendo em conta que, com esta parametrização estamos a percorrer a curva no sentido horário (ou seja, sentido negativo).
Desenhar a animação do desenho da curva em calculadoras Casio CG10 ou CG20
A animação do princípio deste post foi gerada recorrendo ao Geogebra.No entanto, numa sala com alunos pode ser mais conveniente gerar esta animação numa calculadora.
Para desenhar na calculadora, vamos considerar o caso em que $R=1$
- No menu principal seleccione o icone de gráficos dinâmicos
- Seleccione gráficos paramétricos e introduza as seguintes funções.
A função a azul desenha a circunferência de centro $(A,1)$ e raio $1$
A função a verde desenha a ciclóide
A função a vermelho desenha o ponto vermelho na animação abaixo
- Sugiro que se usem os seguintes valores para a janela de visualização
- Saindo das definições de janela, pomos $A$ a variar entre $0$ e $4\pi$
- No menu speed seleccione a velocidade desejada e mande desenhar.
E voilá, cá temos a animação final.
Para ajustar a velocidade pode ainda tentar ajustar o "step" do segundo ecrã do passo 4.
Para ajustar a velocidade pode ainda tentar ajustar o "step" do segundo ecrã do passo 4.
Por hoje é tudo. Até uma próxima oportunidade.
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